A Hello Kitty foi criada originalmente pela designer da SanrioYuko Shimizu, em 1974.2 3 4 Shimizu deixou a companhia aproximadamente um ano depois. A segunda designer, Setsuko Yonekubo, assumiu por cinco anos até 1980, quando essa tarefa foi dada a Yuko Yamaguchi, que ainda está à frente do trabalho.

A Hello Kitty recebeu um nome inglês porque as culturas norte-americana e britânica eram populares entre as garotas japonesas na época da sua criação.[carece de fontes] O nome Kitty veio de um dos gatos que a personagem Alice criava no livro Through the Looking Glass de Lewis Carroll. Quando o namorado da Kitty “Dear Daniel” foi criado em 1999, os designers tomaram seu nome do filme Melody, de 1971, que estrelava Mark Lester como um personagem chamado Daniel, e trazia canções dos Bee Gees.

O universo ficcional da Hello Kitty inclui uma gama de amigos e familiares, como sua irmã gêmea Mimmy (que usa o lacinho na outra orelha). Desde 2004 ela possui até sua própria gata de estimação chamada Charmmy Kitty, e um hamster chamado Sugar. Charmmy se assemelha a Hello Kitty, mas tem atributos que a tornam mais parecida com um gato. Charmmy Kitty foi dada a Hello Kitty por seu pai, George White, e Sugar lhe foi dado por seu namorado, Dear Daniel (Querido Daniel, em inglês).